segunda-feira, 31 de maio de 2010

Porque o Bazar Casa d'Oshea

A idéia do Bazar que inauguramos no Bloomsday 2010 se configura como mais uma possibilidade de aproximar o leitor à leitura de James Joyce.

Fizemos uma seleção de pertences que fazem parte de nosso cotidiano e em cada um deles inserimos imagens, textos, ou figuras que remetem ao escritor e à sua linguagem sempre revolucionária.

Incluímos nesta proposta as cartas que James Joyce escreveu a Nora Barnacle, a sua musa inspiradora, que em Ulisses tem como réplica a figura de Molly Bloom. Nora teria tido uma importância muito grande na vida de James Joyce que, em sua obra Ulisses, a imortalizou, ao relacionar o dia 16 de junho à grande aventura de Leopold Bloom pelas ruas de Dublin.
Isto porque neste dia Nora e Joyce teriam tido um encontro particulrmente especial que resultaria numa confissão avassaladora de Joyce para a amada:
- "Você fez de mim um homem"

Joyce, ao inserir toda a ação de Ulisses neste único dia, dá a esta data um caráter epifânico, motivo pelo qual o mundo inteiro elegeu o 16 de junho como o dia internacional deste grande escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário