domingo, 10 de junho de 2012

Bloomsday 2012 na mídia - Jornal O Tempo - BH - 03/06/2012




OFICCINA MULTIMEDIA
O jogo de referências como traço de identidade
JÚLIA GUIMARÃES - Matéria publicada no Jornal O Tempo de Belo Horizonte - 03/06/2012 

Todo dia 16 de junho, se comemora internacionalmente o lançamento do livro "Ulisses", escrito pelo irlandês James Joyce. Em Belo Horizonte, a homenagem batizada como "Bloomsday" é prestada há mais de 20 anos pelo Grupo Oficcina Multimedia. 

A situação retrata bem a maneira como o grupo tem, na relação com outros artistas e pensadores, uma das chaves para a sua própria identidade. Não por acaso, suas obras transcendem o teatro e miram outros campos – como a música em "Play it Again" ou a instalação em "As Últimas Flores dos Jardins das Cerejeiras". "No caso de Joyce, temos muita afinidade com o espírito de inventividade, quebra de regras e desnorteamento no bom sentido que ele possui. O último livro que ele escreveu, por exemplo, é música em forma de literatura", contextualiza.
O desejo de compartilhar referências artísticas serviu não só para o grupo criar o "Bloomsday" como também o Verão Arte Contemporânea (VAC), festival que une diversas linguagens artísticas num olhar sobre a arte ligado às próprias referências do Multimedia, como Duchamp e John Cage.


"No caso de Joyce, existe uma visão muito acadêmica sobre o autor que cria um abismo com os leitores. Então, o evento tenta fazer da sua escrita algo mais acessível e estimulante. Já o VAC reflete, inclusive, o desejo de ver os artistas da cidade transitando mais por outras áreas e se contaminando delas", fala Ione, que enxerga ainda um público muito segmentado em cada área na cidade.


"No Multimedia, é muito comum trocarmos referências literárias, irmos juntos ao cinema e comentarmos depois. É o que nos alimenta. Nossa relação com a arte atua no nível do desejo".


http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=204697,OTE&busca=ione%20de%20medeiros&pagina=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário